Hail leitores!

Para começar o nosso uso prático das runas precisamos primeiramente observar cada uma em específico. Darei nesta postagem a relação das vinte e quatro runas, palavras-chave para cada uma delas e ainda explicarei sobre a vigésima quinta runa.

Vigésima quinta?

Isso mesmo! Há muito ocorre a disseminação da runa branca, a famosa runa de Odin. Segundo as pessoas que defendem seu uso. A runa branca, também conhecida como “Wyrd”, é a runa que definiria a ação direta das divindades, ou mais especificamente, as Nornas. Wyrd em si significa DESTINO: a força carmática, a predestinação, o caos e o poder das Nornas – que estão numa ‘hierarquia’ maior que os Deuses no ponto de vista Aesir – controlando assim o destino destes. O significado obvio, e abrangente é tudo o que vir a acontecer está nas mãos das Senhoras da Fonte Sagrada.

Todo este significado é encontrado em outras runas o que de certa forma invalida o uso da branca. Os próprios historiadores crêem que a utilização desta runa foi uma coisa que aconteceu em decorrência do tempo sem um motivo específico ou com base em algum dos mitos. Já que em nenhum trecho dos Eddas a presença desta runa é citada.

Eu, particularmente, não utilizo esta runa. Na Wanen ela não é utilizada e  sinceramente acho que quando compramos um jogo de runas e vem uma runa em branco em meio às outras é para o fato de que se por um acaso você perder uma das runas você tem outro molde para substituí-la e nada mais. Tudo uma questão de precaução…

Mas enfim. Tornou-se comum a comparação entre o alfabeto rúnico e o nosso alfabeto comum. Isto dá às runas certos valores fonéticos, que na prática do Galdr nos contribui com muita coisa, já que o valor fonético real das runas se perdeu. O que temos hoje é uma especulação e adaptação. Seguem na imagem os símbolos rúnicos disposto na ordem dos Aett’s com a sua correspondência no alfabeto comum.

runico1

As runas tem como partida norteadora do seu significado certas ‘palavras-chave’. São certos príncípios que identificam qual o real significado de cada runa, sua apresentação. Diferente de outros oráculos, cada símbolo rúnico carrega uma imensidão de significados, mesmo se tratando de alguns riscos. Certas runas tem uma carga tão grande de significados (como Peorth) que em uma leitura se sua intuição não estiver afiada e sua sintonia com o jogo não for suficientemente boa, você pode se atrapalhar.

Listarei três princípios de cada runa para servir de base para futuras interpretações na ordem da imagem anterior. Mas desde já indico o estudo intensivo, pesquisa e meditação sobre os significados das runas, você vai se surpreender com o quão rico é cada um dos símbolos. Eu mesmo já observei várias visões diferentes da mesma runa em consagrados autores de livros sobre o assunto. E sobre o mais completo, indico o que sempre aparece na maioria dos meus textos daqui: Mistérios Nórdicos. Faur conseguiu reunir várias simbologias e fazer várias correspondências das runas, seu significado e uso prático no capítulo específico para as mesmas.

FEHU – Riqueza, Fertilidade, Prosperidade

URUZ – Força Primitiva, Iniciação, Bisão

THURIZAS – Espinho, Escudo, Trovão

ANSUZ – Sabedoria, Expressão, Boca

RAIDHO – Caminhos, Movimento, Viajem

KAUNAZ – Fogo espiritual, Transmutação, Tocha

GEBO – Dádiva, Harmonia, União

WUNJO – Prazer, Alegria, Orgulho

HAGALAZ – Granizo, Ação direta, Impacto

NAUTHIZ – Necessidade, Ajuda, Motivação

ISA – Gelo, Concreto, Dar forma

JERA – Ciclos, Causa e Efeito, Semente

EIWHAZ – Morte, Equilíbrio, Beleza

PEORTH – Lareira, Destino, Mulher

ALGIZ – Proteção, Atenção, Perigo

SOWELO – Sol, Vitória, Ofuscação

TIWAZ – Justiça, Direção, Agir com razão

BERKANA – Renascimento, Transformação, Cura

EHWAZ – Cavalo, Força bruta, Instinto

MANAZ – Homem, Posição social, Sociedade

LAGUZ – Intuição, Sentimentos, Inconsciente

INGUZ – O Eu, Sexo, Evolução

DAGAZ – O Dia, Portais, Espelhos

OTHILA – A Tradição, A Família, Ancestralidade

Estes são os princípios básicos de cada runa. Por eles podemos nos nortear numa consulta oracular, feitiços, encantos e demais utilizações mágicas. Mas como eu disse, e repito, são princípios básicos, há muito a se explorar em cada uma das runas. È um caminho imensiso e sem fim para aquele que se dedica completamente a ele.

Bem… Por hoje é só.

Até o próximo texto!!!