Postado no RLS em 21/11/2011
Galdr (ou galdra) é a magia de som praticada pelo xamanismo germânico e algumas tradições de bruxaria nórdica (incluindo a Tradição Germânica Wanen). O Galdr nada mais é do que o som das runas (que significam no germano arcaico, sussurro). Cada runa tem um som próprio, e cabe ao individuo, que vai utilizar este tipo de encantamento, modelar este som ao seu favor com sua própria voz ou com alguns instrumentos que consigam reproduzir estes sons.
Também estão incluso dentro doo universo do Galdr os feitiços versados, as rimas para os encantos, a dança (você pode não ouvir, mas seu corpo produz som quando ele se movimenta), o canto e a poesia em si.
Em linguagem mais técnica, Galdr é o uso do som (vibrações sonoras, ou seja energia em movimento) para determinado fim. Você canaliza a vibração causada por um fonema com uma intenção e o dispara com sua voz. Creio que os Bardos Druidas celtas sejam um bom exemplo de pessoas que utilizavam o Galdr com maestria. Hoje em dia ainda dá pra se ver gente a torta e a direita utilizando das técnicas da magia de som. Como citei há pouco, Adele grande cantora britânica, sabe como poucos modelar a sua voz e causar o efeito “hipnótico” que nos prende na magia de sua voz e do enredo de suas musicas. Isso é um tipo de Galdr.
Uma sensação comum com o Galdr também é quando em meio a uma conversa ao falarmos determinada palavra nós sentimos nosso corpo, espirito e mente indo junto a ela. Como se ela nos puxasse. isso é um efeito Galdr.
Outro momento também comum ao efeito do Galdr é quando alguém utiliza do palavrão para chamar atenção: “PUTA QUE PARIU, CALEM A BOCA”; ou quando sente dor. Os palavrões descarregam a energia da dor, retirando grande parcela da sua intensidade.
Luan Silva