
Postado no RLS em 11/06/2010
Antes de escrever este texto, que eu já maquinava no mundo das idéias e pensamentos há muito, fui surpreendido por um desses cliques anormais de intuição. Não lembro a conversa, pra falar a verdade, nem lembro com quem eu conversava. Mas a pessoa levantou uma questão que serviu de ignição para o “clique” e consequentemente para tais parágrafos.
“– Não sabia que era possível se perder uma virtude.”
Na hora, de supetão e sem nem pensar conscientemente minha resposta se resumiu a uma simples palavra: corrupção.
corrupção / cor.rup.ção
sf (lat corruptione) 1 Ação ou efeito de corromper; decomposição, putrefação. 2 Depravação, desmoralização, devassidão. 3Sedução. 4 Suborno. Var: corrução.
Uma das cenas mais fortes do filme “Batman – O Cavaleiro das Trevas” é a cena do hospital onde Harvey Dent recebe a visita do Coringa, e este por sua vez, num traje de enfermeira aplica um veneno mortal que fez o Cavaleiro Branco se tornar o Duas-Caras. Veneno único: a simples e mais pura dose de loucura, caos (afinal, falamos do Coringa) e uma pitada de corrupção em todas as mínimas palavras e nas entrelinhas de um curto monólogo do arquiinimigo do Batman.
É uma boa analogia! Dent (o homem brilhante, a face mais bela e a esperança de Gotham) se corrompe e se torna o Duas-Caras (louco, insano e que adora moedinhas). Uma boa analogia e uma terrível realidade.
Muito, mas muito mesmo, se fala sobre Corrupção. Esta palavra sem sombra de dúvidas define um dos grandes males do globo terrestre. Falo exageradamente me referindo ao globo terrestre, pois dizer que é um dos grandes males da sociedade é uma omissão percentual inaceitável. A Corrupção está presente em basicamente todos os atos humanos. A quebra de uma virtude, de um habito, crença ou ideal desencadeia uma teia de mudanças sem fim, onde poucos, quase ninguém, sai beneficiado, ou com um pouco de integridade.
Claro que há os casos “inofensivos”. Como, por exemplo, a conhecida promessa de final de ano. É feito todo um plano, toda a meta do que se quer e do que será feito. O calendário muda e nenhuma das mudanças prometidas e idealizadas é feita. Já foi dito que é uma corrupção inofensiva, mas por essência não deixa de ser. Você corrompe algo, que deveria ser primordial.
Podemos falar da corrupção na política, mas já estou cansado de ver tanta pizza, mensalão e tantas outras bizarrices nos noticiários e nas revistas de grande circulação. Este tipo de corrupção já corrompeu o meu limite de surpresa. Nada vindo desses “excelentíssimos senhores” nos quais confio meu país (e logo direi planeta) me surpreende mais. Até fico pensando em qual será a inovação nos golpes dentre outras safadezas executadas por estes… senhores.
Podemos falar dos casos cotidianos, dos sórdidos motivos, do trauma de infância que desencadeia um futuro assassino, ou em melhores casos um estelionatário. Falar da corrupção benéfica, que não é dita como corrupção, mas “salvação”, em algumas dessas igrejas que inovaram o conceito de lavagens cerebrais. Ou mesmo falar da quebra de maus hábitos pouco vistas que realmente transformam pessoas essencialmente más em socialmente aceitáveis. Das clássicas corrupções exigidas pela própria sociedade: homossexuais casados como heterossexuais, negros que viram marginais por puro preconceito, mulheres que foram corrompidas em Amélias e agora (achando sua integridade) voltam a ser Atenas, Afrodites.
Podemos falar de simplesmente tudo! Mas em homenagem à data que se aproxima vamos falar de corrupções amorosas, que estão me assustando pra valer! Mas enfim… – O Dia dos Namorados está aí!!! – É eu sei, até datas comemorativas e antigas tradições familiares e religiosas estão sendo corrompidas para meros feriados ou dias para ficar extremamente bêbado em Tóquio enquanto seus pais assistem a novela, ou para descansar em Búzios enquanto sua família está toda reunida lavando roupa suja.
Pois bem.
Virou uma história batida, personagem usual e ultrapassado o garoto correto, estudioso, cavalheiro, romântico e virgem que tem uma desilusão amorosa e depois disso vira o maior galinha, pegador de mulheres, cafajeste… Dentre outros nomes. Tornam-se aqueles que decididamente deixaram de ser vítimas da Paixão, viraram seus agentes catalisadores e ainda tomaram a vacina imunizadora. O mesmo, em igual proporção para garotas.
É muito comum, hoje em dia, o cara dos sonhos, ou a princesa da Disney estar andando por aí. Aquelas pessoas com a inocência e o verdadeiro desejo de encontrar o amor verdadeiro, ou ao menos um que dure tempo o suficiente para nunca mais poder sair da sua vida, mesmo que você queira.
Sabe do que estou falando? As pessoas sonhadoras, que criavam expectativas sem muitos motivos, ficavam loucas com apenas alguns olhares e/ou palavras da pessoa que imaginavam ser ideal. Aqueles seres tão raros hoje de se rastrear, mas tão normais alguns séculos atrás. Pessoas que se apaixonavam sem medo, pois o medo naquela época não era tão forte quanto o amor que sentiam pelo par desejado (Okay parei. Estou parecendo roteirista de novela sobre mutações).
É comum, não tanto quanto séculos passados, como já foi dito, mas ainda é comum. O ruim é que cada vez mais cedo essas princesas e príncipes estão se corrompendo. Aprendendo as duras lições do amor, antes de terem provado o seu doce néctar. Fica cada vez mais difícil ouvir alguém desabafar sobre sua vida sem citar que está solitário, em busca da pessoa “certa”, ou sem reclamar as merdas que seu namorad@ vem fazendo, ou sem citar os traumas de traição, insegurança, ciúmes que o ultimo relacionamento deixou.
Algumas pessoas são fortes, pacientes e esperançosas. Buscam força na sua integridade e se mantém a pessoa que busca um estereótipo. Muitas vezes tirados de filmes e livros românticos. Outras também são fortes e buscam sua força na mais pura corrupção. Desistem do amor e de se apaixonar. Desistem de se apega a um alguém. E quando se apegam fazem de tudo para desfazer tal laço. Tornam-se agentes da corrupção. Pois querendo ou não, depois de sofrido o trauma, se tornam a pessoa que lhe desprezou e sem saber, ou sabendo pegam uma pessoa tão sonhadora como já foram um dia cometem os mesmos erros cometidos e transformam pessoas integras em desiludidas, corrompidas.
Pare e pense, você mesmo deve ter sido vitima dessa cadeia de corrupção. Vai dizer que o desprezo daquela menina da sua sala, não fez você abri os olhos para outro mundo? Vai dizer que tanta frieza do seu namorado não lhe ensinou um ótimo remédio pra ele: o chá de desprezo? Vai dizer que nunca traiu, mentiu e usou de desculpas banais ou mesmo filosofias do tipo “traição é quando se trai sentimento e não a carne” ou “foi só uma mascara/desculpa social”? Vai mesmo dizer pra mim que nunca tentou corromper a pessoa pela qual você se apaixonou ou está num relacionamento só para vê-la mais perfeita no molde de pessoa ideal?
Corrupto!
Pois é coisas banais, vistas como normais e aceitas por debaixo dos panos por uma sociedade que julga comportamentos e oferece tendências para os mesmos. Talvez os motivos para sua relação estar indo tão mal, ou aquela menina parecer tão infantil, ou aquele cara tão inalcançável. O motivo de você não ganhar presente dia 12, ou dar pra alguém nem tão importante só porque é costume dar. Coisas e ditados simples como “Olho por olho, dente por dente” ou usar fulaninho pra esquecer sicraninho que fazem o amor parecer uma lenda. Que está fazendo mesmo o amor não existir. Ou melhor, o amor não ser amado e no fim ser corrompido.
De algumas coisas eu tenho certeza: sou e sempre fui gay, ninguém me corrompeu para tal. Sinto sim atração por mulheres… Ficar com elas vai muda em alguma coisa o que sou? De jeito nenhum… Pelo contrário, só vai aumentar o meu leque de possíveis prazeres.
Sou e sempre fui bruxo, no fundo, lá no fundo nós, Filhos da Deusa, sabemos que Cristo não vai nos salvar de nada e que este mundo e nossas vidas são tudo o que temos e que precisamos fazer valer a pena já.
Vou sim, esperar paciente pelo cara dos meus sonhos. Não vou viver em namoros de três semanas, ou ficadas de uma noite só. Quero algo mais e sei que isto está por ai, pode até estar corrompido, mas o segredo é que gosto de coisas quebradas mesmo. Atração, sexo e carinho são apenas conseqüência do que busco. Quero companheirismo, quero alguém do lado… “Quero amanhecer Amando”, como diz Tania Alves.
Já tentei corromper essas minhas verdades por vários e derradeiros motivos, mas sempre vi que estava perdendo algo de essencial, estava perdendo a mim mesmo. E essa é uma coisa que eu nunca vou perder: minha essência, meu sorriso de luar como diz vários amigos amados, minha luz e meu ombro (e ouvido) amigo nas horas duras.
Passarei vários e vários 12 de Junho sem receber presente,mas ainda serei a pessoa que sinto que nasci para ser e que serei amado assim pela pessoa que nasceu para amar meu jeito.Viverei na pobreza, mas não entrarei na política. Não chamarei ninguém para os Caminhos da Deusa, este caminho só é trilhado por pessoas de pura essência mágica.
Por enquanto, em que outras certezas não me vem a mente, sou uma incógnita com várias equações. Vou me corromper, mudar até chegar aonde eu me sentirei único e realmente bem.
Porque com certeza, eu afirmo, que o que difere corrupção de uma mudança qualquer são os resultados de cada uma. É o se olhar no espelho e não se reconhecer e afirmar pra si mesmo que toda sua jornada foi em vão. Ou no caso mais positivo, você olhar para os seus próprios olhos e ver que naquela pequena alteração na rotina você se encontrou, achou um fragmento seu ou deu uma utilidade a algo desprezado.
É você ser Dent, diante do (ou o próprio) Coringa, perto de ser o Duas-Caras e saber que no fundo no fundo se é o Batman (?!). Okay. Viagens à parte…
Contudo, no final somos todos corruptos, estamos corrompendo e tentando sempre corromper algo ao nosso redor. Isso é um fato quase incorrigível. Eu falei quase. Então aproveite essa idéia de corromper coisas e corrompa o fato de ser um Maria-vai-com-as-outras. Os dias estão ficando mais curtos, o tempo vem se acelerando e você está propenso a ser uma mera cópia ou fazer a diferença.
Sabe… Percebi agora, algo totalmente fora do texto. O Album “Admirável Chip Novo” de Pitty complementa e serve de trilha pra esse texto. Não paro de lembrar de letras das musicas enquanto escrevo… Enfim!
Beijos corrompidos!
Luan Silva