430297_400694226657735_554095859_n

Postado no RLS em 12/08/2012


Zapeando pelo Facebook encontrei a imagem acima com um comentário de uma negra e homossexual. A ideia da imagem é clara. Ela diz uma verdade que o preconceito, por vezes,está nos olhos de quem vê. É uma realidade. E que gerou uma revolta um tanto compreensível da moça que já citei.

“No dos outros é refresco.” Foi o que mais ou menos ela disse. Após uma resposta bem sucinta e respeitosa defendendo o quadrinho vinda de quem a compartilhou contribuí com o seguinte pensamento:

“O grande problema, também falando como negro e gay, é que por sermos vítimas constantes de todo o tipo de preconceito das mais variadas formas e direções acabamos criando uma espécie de senso de defesa que deixa nossos critérios e “detector” do que é ou não é um ato de preconceito disparado.

Vivemos assustados, é difícil entender uma piada inocente ou uma declaração como esta do quadrinho que não venha de nossos íntimos.
A primeira coisa que eu inconscientemente penso é:
“Sério que ele está dando uma de racista/homofóbico pro meu lado?”
Seguida por:
“Devo revidar à altura defendendo o meu orgulho e minha raça/sexualidade, ou encarar na esportiva?”
Que sempre causa uma terceira dúvida:
“Se eu encarar na esportiva, estarei agindo como um bobo e permitindo que assim os direitos que eu tenho ao mínimo de respeitos sejam negligenciados por outras pessoas?”
Isso em questão de segundos, em que nosso receio de estar sofrendo preconceito nos deixa tão sem chão que fica difícil de comparar com qualquer outra coisa.
É uma posição defensiva, afinal o ataque vem de onde menos esperamos, na hora em que menos esperamos, o que nos faz ter um preconceito reverso. Penso que é comum a todo mundo que sofre preconceito é achar que todas as pessoas que diferentes são preconceituosas até que ela prove o contrário…
Mas essa é uma opinião minha…”

É triste viver nesse assombro geral de ser ou não aceito. Paquerar e pensar “será que ele gosta de negros?”. Iniciar uma amizade com alguém e pensar “será que quando ele descobrir que eu curto outros caras, vai se afastar?”
A aceitação diante de um mundo preconceituoso causa este reflexo do preconceito. Quem é normalmente vítima começa a preconceber as pessoas como preconceituosas num preconceito disfarçado dessa “defesa”.

Como negro, gay e bruxo (que vive desviando do racismo, da homofobia e intolerância religiosa 24h por dia) fico triste com essa situação… Esses moldes de nossa sociedade forçam nossa psicologia a agir assim, nossa história nos trás rastros assombrosos do que os ancestrais de nossa cor, crença ou sexualidade passaram e um medo titânico nos assombra quando nos deparamos com o momento em que alguém não tão íntimo nos chama por: “preto”, “bicha”, “harry potter”… Mesmo que nossos amigos façam a mesma coisa.


Luan Silva